PESQUISE NO BLOG

 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

DESLIZAMENTOS EM SALVADOR JÁ DEIXARAM 14 PESSOAS MORTAS

Deslizamento em Bom Juá, Salvador corte 300 (Foto:  Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Quatorze pessoas morreram, entre elas uma criança, após dois deslizamentos de terra atingirem imóveis em Salvador nesta segunda-feira (27), informou a Secretaria de Saúde de Salvador. Na Avenida San Martin, sete pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas. Até por volta das 17h, pelo menos duas pessoas ainda eram procuradas nos destroços, segundo o Corpo de Bombeiros. Na localidade do "Marotinho", no Bairro de Bom Juá, um outro deslizamento deixou sete mortos e três pessoas foram resgatadas com vida para o Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia 1º de abril até esta segunda-feira, Salvador registrou 329,8 milímetros de volume de chuva – 6% acima da média estabelecida para todo o mês. Heráclio Alves, meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), afirma que, em abril, o nomal é 300 milímetros de chuva. O temporal que atingiu Salvador e provocou estragos na cidade começou na madrugada desta segunda-feira. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaqueprancha de surfe para transitar pelos bairros.

O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica na região da Cidade Baixa, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade. Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal.

Desabamento na San Martin
Segundo informações oficiais do Corpo de Bombeiros, sete pessoas morreram e outras quatro foram socorridas, entre elas um adolescente de 16 anos, na Avenida San Martin, na capital baiana. Equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) fizeram o resgate de uma das vítimas na manhã desta segunda. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde da cidade.

Não há detalhes sobre o estado de saúde nem a identificação dos feridos que foram socorridos. Segundo a Polícia Militar, a criança que morreu no desabamento era um garoto de 12 anos. Em coletiva na tarde desta segunda-feira, o prefeito ACM Neto informou que sete residências que ficam no entorno do local onde ocorreu o desmoronamento correm risco de desabar. Segundo ele, as seis famílias que moram no local serão retiradas e levadas para abrigos.

Bom Juá
Sete pessoas morreram após um deslizamento de terra atingir um barranco em uma localidade conhecida como "Marotinho", no bairro de Bom Juá, informou a Secretaria de Saúde de Salvador.De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), duas vítimas chegaram a ser levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Morador do bairro do Bonfim, em Salvador, utiliza caiaque para transitar pela rua. (Foto: Daniel Valverde /VC no G1)
Outras três pessoas foram resgatadas com vida e também levadas para o HGE. Destas, uma teve alta médica e outras duas permanecem internadas com estado de saúde estável, informou a Sesab. Segundo o prefeito ACM Neto, as residências situadas no entorno do bairro não foram afetadas e não correm o risco de desabar.

Hospital alagado
O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade Baixa, em Salvador, ficou com as dependências completamente alagadas. Segundo informações da unidade de saúde, três enfermarias ficaram inundadas e pacientes estão sendo transferidos para outras áreas do próprio hospital. A assessoria ainda divulgou que há possibilidade dos pacientes serem levados para outra unidade de saúde. Ainda por causa da chuva, o ambulatório do Hospital Santo Antônio está fechado nesta segunda-feira.
chuva Bahia Salvador hospital alagado (Foto: Divulgação)
Temporal
A forte chuva que atinge Salvador desde a madrugada desta segunda-feira deixou diversas ruas e avenidas alagadas. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), motoristas devem redobrar o cuidado ao trafegar pelas principais vias da cidade. De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram recebidas 71 ocorrências até as 11h41.

Foram registrados um alagamento de área, sete alagamentos de imóvel, três ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída, três desabamentos de imóvel, oito desabamentos de muro, oito desabamentos parciais e 38 deslizamentos de terra. De acordo com o Transalvador, as Avenidas Bonocô e ACM, nos dois sentidos; Octávio Mangabeira, sentido Pituba; Paralela, sentido centro da cidade; e San Martin têm trânsito complicado desde o início da manhã. As regiões do Largo do Retiro e bairro do Rio Vermelho, sentido Ondina, estão completamente alagadas. Em um condomínio no bairro do Stiep, carros estão sendo cobertos pela água e pedestres têm dificuldade para transitar na região. De acordo com a Transalvador, na Avenida Juracy Magalhães, o córrego da região já atingiu o limite e corre risco de transbordar.

Nas Avenidas Orlando Gomes, sentido Paralela, Barros Reiras, e nos bairros do IAPI, Boca do Rio, sentido orla, assim como na região do Dique do Tororó, onde fica a Arena Fonte Nova, as ruas já estão alagadas. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 23ºC a 28ºC.

Cidade Baixa
Diversas ruas na região da Cidade Baixa estão alagadas nesta segunda-feira. Na rua Doutor Adroaldo Soares de Albergaria, um morador usou um caiaque para transitar pelo local. Segundo Daniel Valverde, 22 anos, que registrou a imagem, o vizinho alegou que saiu com o caiaque para ajudar quem estava tentando salvar os pertences em meio ao alagamento.

Ainda na Cidade Baixa, nos bairros da Calçada, Comércio, na rua Manoel Barros de Azevedo, no Uruguai, e rua Machado Monteiro, no Caminho de Areia, a situação também é complicada por causa da chuva que atinge a cidade desde a madrugada. Na rua Manoel Barros de Azevedo, em Caminho de Areia, um morador usou uma prancha de surfe para circular pelo local. O registro foi feito por volta das 6h30 desta segunda. Segundo relatos da moradora Edilmara Fernandes, as pistas amanheceram alagadas por causa do temporal que atinge a capital baiana.

Eventos e aulas cancelados
Alguns eventos e atividades em Salvador foram cancelados nesta segunda-feira (27) por causa da chuva. Escolas municipais suspenderam as aulas e o expediente no Tribunal Regional do Trabalho também foi suspenso. O concurso que o Detran iria lançar nesta segunda-feira foi adiado. A agenda do governador Rui Costa também foi cancelada.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário