PESQUISE NO BLOG

 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

JUAZEIRO: PRESOS ACUSADOS DE FRAUDAR SEGURO DESEMPREGO

Suspeitos de fraudar requerimentos de seguro-desemprego são presos na BA e em PE (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Cinco pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal de Juazeiro, na região norte da Bahia, suspeitas de integrar um grupo criminoso que fraudava requerimentos de seguro-desemprego na região do Vale do São Francisco. A investigação foi iniciada na semana passada, mas o resultado da ação só foi divulgado nesta quarta-feira (28). Três dos suspeitos foram capturados em flagrante ao apresentarem, no Ministério do Trabalho, em Juazeiro, requerimentos de seguro-desemprego com vínculos empregatícios falsos inseridos nas Carteiras de Trabalho. Segundo a Polícia Federal, cada requerimento falsificado apresentado gerava, em média, um prejuízo no valor de R$ 4 mil - equivalentes a quatro parcelas de R$ 1 mil.

Um contador, que não teve nome divulgado, era o responsável por inserir informações falsas nas carteiras profissionais, registrando os vínculos empregatícios fictícios. Ele foi preso dentro de seu próprio escritório de contabilidade no município de Petrolina, em Pernambuco. Após o registro do vínculos empregatícios fictícios, segundo a PF, era promovido o recolhimento de valores de FGTS para que o suposto vínculo trabalhista ficasse registrado nos sistemas do Ministério do Trabalho.

Em seguida, era promovida ainda atualização de dados perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que os vínculos falsos ficassem devidamente registrados junto à Previdência Social, viabilizando assim o recebimento das parcelas do benefício. Outro homem suspeito de auxiliar o contador nas práticas ilícitas foi capturado pelos agentes em casa, na também em Petrolina. A Polícia Federal também apreendeu diversos requerimentos de seguro desemprego, carteiras de trabalho, carimbos de diversas empresas, entre outros documentos utilizados para prática das fraudes. Os envolvidos foram indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público e falsificação de documento particular. Os suspeitos estão à disposição da Justiça Federal em Juazeiro.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário